Ter um idoso em casa exige outros cuidados tão importantes quanto os já tradicionais do dia a dia, que muitas das vezes passam despercebidos pela família.

Assuntos como: evitar acidentes em casa, ter cuidados com a saúde, ficar atento aos golpes e fraudes cometidos frequentemente contra idosos, entre outros, devem ser discutidos pelos familiares com seu idoso.

 “É importante discutir alguns assuntos, até para deixar claro que o objetivo é tornar a vida do idoso melhor, mais fácil e prática. Tudo para o bem dele”, explica a psicoterapeuta Zenaide Monteiro.

Porém, um ponto muito importante para tratar de assuntos tão delicados com o idoso, é a forma de abordagem. Antes de tudo, é preciso respeitar as características do idoso e tomar os devidos cuidados para não infantilizá-lo.

“Trate-o com respeito e entenda como ele é. Se é mais expansivo, não há problema em abordar os assuntos na frente da família. Mas, se ele é mais fechado, a tarefa deve ser dada ao familiar mais próximo, reservadamente e com carinho”, sugere a especialista.

Outro fator importante é saber lidar com sua resistência inicial. Afinal, mudar os hábitos não é confortável para ninguém. Muito menos para quem vive há anos da mesma forma.

Fale com eles sobre

1 – Opção de moradia

Discuta o que eles preferem: permanecer na casa atual, se mudar para uma menor ou viver em um condomínio? Quando é preciso cuidado, conversem sobre ajuda domiciliar ou mudança para uma Clínica Geriátrica.

2 – Crime e fraude

 Idosos são alvo fáceis para criminosos. Golpes e vendas destinadas às pessoas mais velhas podem causar prejuízos. E idosos vítimas sentem vergonha de discutir o assunto. Conversar é fundamental para aproximá-los dos filhos.

3 – Atividade saudável

 Sempre há um tipo de exercício que o idoso possa fazer, mesmo que em uma cadeira. Estudos mostram que atividades regulares contribuem para um envelhecimento saudável. Incentive para que adicionem exercícios em seu cotidiano.

4 – Mudando a casa

 Quais reparos podem ser feitos para segurança e conveniência do idoso? Não deixe objetos soltos no caminho: Tapetes, fios, mesinhas. Faça um tour em casa, olhe as situações e condições que podem ser perigosas no deslocamento.

5 – Saúde e depressão

Atividades que estimulam o cérebro são bastante eficazes. Manter a mente sempre ativa e passar mais tempo com outras pessoas promovem a saúde cerebral e deixam o sistema imunológico mais forte e melhoram o humor

Portal Amigo do Idoso