O poder da terceira idade

Com o aumento da população com mais de 60 anos no País, empresas propõem novos produtos e serviços para atender às necessidades desse segmento. Saiba como aproveitar as vantagens do mercado

Foi-se o tempo em que eles eram vistos como pessoas desocupadas. Os idosos brasileiros formam hoje um grupo de 15 milhões de consumidores (14% da população adulta), que deve chegar a 30 milhões até 2020. O poder de compra de pessoas com mais de 60 anos alcança R$ 2,4 bilhões ao ano. “Não podemos mais imaginar a terceira idade como um grupo de pessoas que fica em casa assistindo à televisão”, ressalta Cláudio Silveira, diretor da Quorum Brasil, consultoria que publicou recentemente estudo sobre hábitos de consumo dessa população. Segundo a pesquisa, 70% do orçamento dessas pessoas é gasto com saúde, conforto e alimentação.

Pensando nesse segmento, muitas empresas têm oferecido produtos e serviços específicos. “O setor de turismo já se adaptou à nova demanda. Em 2001, 700 mil idosos viajaram pelo programa Viaja Melhor Terceira Idade”, exemplifica Silveira. Entretanto, nessa fase da vida é importante não descuidar das finanças. “Aposentados devem ser mais conservadores”, aconselha o educador financeiro Mauro Calil. “Ao menos três anos de suas economias devem estar em renda fixa para ser usados em caso de emergência.”

Compartilhe esta notícia!