Pular para o conteúdo
Residencial Geriátrico La Vie Rose

Saiba como escolher uma casa de repouso para idosos

Corrimão e piso antiderrapante são obrigatórios, segundo Anvisa.
Ambiente claro, limpo e com boa acessibilidade também é importante.

A escolha de uma casa de repouso para um idoso da família pode ser uma etapa complicada do relacionamento entre parentes. E para ajudar na procura por um ambiente acolhedor e seguro para o idoso, especialistas dão dicas sobre o que é fundamental para o bem-estar do Idoso.

Um ambiente claro, limpo e com boa acessibilidade. Essas são as primeiras coisas que devem ser observadas pela família que procura por um bom abrigo para idosos. De acordo com o geriatra Clineu Almada Filho, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a presença de rampas em vez de escadas e corrimãos pela casa e jardins são muito importantes. “A casa precisa oferecer ao idoso condições para circular, para que ele não se sinta obrigado a ficar sempre no mesmo lugar. Cuidados com pisos escorregadios também são importantes para garantir a segurança do idoso”, afirma Almada Filho.

A estrutura de funcionários especializados também deve ser levada em conta. “As casas devem ter apoio médico com fisioterapeutas e terapia ocupacional, por exemplo. Uma equipe que se preocupe em fazer um trabalho de reabilitação do idoso”, diz Almada. O especialista ressalta ainda a importância de atividades que sejam realizadas em ambientes diferenciados, com a possibilidade de o idoso tomar sol diariamente.

Regulamentação

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma resolução instituída em 2005 define normas de funcionamento para casas de repouso que recebem idosos. O descumprimento dessas regras pode implicar na interdição total do estabelecimento. “As famílias devem verificar se a casa tem registro atualizado junto à Anvisa e se tem o alvará de funcionamento expedido pela vigilância sanitária do município”, diz Maria Ângela de Avelar Nogueira, gerente de tecnologia da organização em serviços de saúde da Anvisa.

Maria Ângela diz ainda que, além de corrimãos e pisos adequados, a casa deve ter alas separadas para homens e mulheres, janelas protegidas com grades ou redes e campainha de alarme próximo à cama do idoso, para que ele possa solicitar ajuda a qualquer hora do dia ou da noite.

Com relação a orientações médicas, a Anvisa determina que a vacinação obrigatória seja oferecida pela instituição. “Todos os medicamentos de que o idoso necessita devem ser dados pelo responsável da instituição e qualquer procedimento precisa estar anotado em uma ficha para que a troca de turnos de funcionários não prejudique a saúde do idoso”, diz a gerente.

Para Almada Filho, além de cuidados com instalações, a convivência com outros idosos também pode ser estimulante na fase da vida em que o idoso costuma se sentir dependente. Por isso, escolha uma casa que ofereça um meio homogêneo, ou seja, com idosos que tenham condições físicas e mentais semelhantes. Isso evita conflitos e favorece o desenvolvimento da auto-estima.

O contato com os profissionais de saúde e visitas constantes da família também podem ser decisivos para a saúde do idoso. “Toda instituição tem suas regras de horários, até para facilitar a organização da vida do idoso, mas é importante que a família se informe e esteja presente sempre que possível. Com a participação da família, o trabalho da instituição se torna mais fácil e mais agradável para o idoso”, diz Almada Filho.

Como adaptar a casa

Quando o idoso começa a dar sinais de que não consegue desenvolver as atividades cotidianas com a mesma facilidade, é hora de adaptar os ambientes em que ele passa a maior parte do tempo em casa.

Segundo Almada Filho, melhorar a iluminação da residência e instalar barras de apoio nos banheiros e corrimãos em corredores e escadas é o primeiro passo importante. Para evitar eventuais quedas, é preciso abrir mão de tapetes e optar por pisos antiderrapantes.

“Caso não seja possível trocar o piso, faixas de aderência nos degraus de escadas e no próprio piso liso podem ajudar na segurança do idoso”, diz o especialista.

Se não é mais possível manter a infra-estrutura de que o idoso necessita em casa, é hora de procurar uma casa de repouso que possa cuidar dele de maneira adequada, de acordo com o geriatra.

Do G1, em São Paulo