Pular para o conteúdo
Residencial Geriátrico La Vie Rose

Universidade Aberta da Terceira Idade é lançada oficialmente

Universidade Aberta da Terceira Idade da PUCRS (Unati) foi inaugurada na última segunda-feira, dia 18 de junho. Com grande presença de público, a solenidade ocorreu no saguão Biblioteca Central Irmão José Otão, contando com as participações do reitor e vice-reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira e  Jaderson Costa da Costa, respectivamente, além de pró-reitores e representantes da Unati.

No seu discurso, o diretor Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG)Newton Luiz Terra, lembrou a proposta marista de proporcionar um futuro melhor por meio da educação. “A Unati vai contribuir para transformar a sociedade de idosos, pois assume o compromisso de colaborar para um melhor envelhecimento a todos, com justiça e respeito. Tudo isso, por meio de um espaço cultural e de uma educação continuada. São diversas atividades para atualizar o conhecimento. O idoso precisa ser associado a uma vida ativa e prazerosa, com mais saúde e projetos de vida”, frisou.

Em sua fala, o reitor da PUCRS destacou a longa tradição da Universidade com a pesquisa, o ensino e os programas de extensão voltados para a terceira idade e o envelhecimento de qualidade. “Desde do IGG (primeiro na América Latina), do Programa Geron (atividades para o cotidiano para a terceira idade) até a Unati, a Universidade é um ambiente facilitador aos idosos. Este é um público especial e crescente, que pode encontrar ofertas de cursos que fortaleçam a sua participação social, política, cultural e econômica pelo exercício da cidadania e da aprendizagem, a partir de descobertas de interesses motivadores”, enfatizou.

“Sempre é tempo de aprender, jamais está pronto”. Desta forma, a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI/RS), Jussara Rauth, iniciou a sua palestra Educação e Envelhecimento. Conforme destacou Jussara, durante muito tempo, as pessoas não acreditavam nessa afirmação, de que é possível sempre aprender e, ao longo dos anos, foi notado que é justamente ao contrário. “Vivemos um processo constante de educação”, reforçou.

Na Unati, as necessidades de conhecimento são determinadas pelos alunos. “Os estudantes devem ser parceiros nas atividades, que são escolhidas dentro dos seus interesses pessoais. É o gosto de aprender, a realização de sonhos ou projetos de vida, que foram adiados devido ao casamento, à doença ou aos cuidados com a família. É o momento de estar ativo, atualizado e inserido na comunidade”, disse.

Atividades gratuitas e cursos especiais  

A partir do início de agosto, serão oferecidas atividades gratuitas aos idosos. A Unati vai proporcionar práticas físicas, aulas de inglês, português e literatura, palestras para a comunidade, Cinecomentado (filmes os quais os idosos escolhem e especialistas analisam) e Trocando Ideias (assuntos diversos com professores e alunos do curso da Psicologia da PUCRS).

Com uma programação que envolve as áreas da saúde, do esporte, do direito e da tecnologia, o Unati tem como diferenciais: turmas reduzidas, didática exclusiva, infraestrutura completa, temáticas diferenciadas, corpo docente qualificado e valores especiais. Confira as inscrições para os cursos especiais já confirmados:

Mais informações pelo site www.pucrs.br/unati ou pelo telefone (51) 3320.3727.

Idosos no Brasil

Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2017, a quantidade de idosos cresceu em todas as unidades da federação. Os estados com maior proporção de idosos são Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, ambas com 18,6% de suas populações dentro do grupo de 60 anos ou mais.

Notícias – PUCRS