É fundamental considerar as particularidades de cada idoso para garantir praticidade e conforto no dia a dia!


Neste mês de outubro comemoramos o Dia Mundial do Idoso. A data, implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um incentivo às campanhas de conscientização sobre a contribuições que estas pessoas trazem à sociedade, como também, sobre valorização do bem-estar delas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma em cada três pessoas com mais de 65 já sofreu alguma queda

O Hotel Residencial La Vie Rose, com sua larga experiência no cuidado a idosos e totalmente adequado às necessidades de cada hóspede, entende que existem alguns pontos que podem e devem ser evitados para garantir o bem-estar destes indivíduos mesmo em seus próprios lares, e selecionou cinco erros para não serem cometidos em casa. Confira!

1. Piso escorregadio ou com desnível

Para garantir o conforto das pessoas idosas, o primeiro erro que deve ser evitado são os pisos escorregadios ou com desnível, principalmente nas áreas molhadas, como cozinha, lavandeira e banheiro. Uma alternativa é apostar em pisos antiderrapantes, como os cerâmicos e os de porcelanato. Além de garantirem um deslocamento melhor, estes pisos também são resistentes e fáceis de limpar.

“Sempre que possível, a morada deve ser térrea e sem nenhum desnível. Mas quando essa arquitetura é inevitável, não há como abrir mão de investir em pisos antiderrapantes”,
explica a arquiteta Ieda Korman.

Além disso, para garantir maior conforto visual, é importante evitar pisos reflexivos. De acordo com o gerente de produção e qualidade da empresa de materiais de construção Roca Brasil Cerâmica, Roberto Teixeira, uma dica para tornar o lar mais prático para pessoas idosas é apostar no contraste das cores. “Delimitar, com revestimentos de cores diferentes e contrastantes, onde termina a parede e começa o piso, reforça a noção de profundidade e dimensionalidade dos espaços”, explica Teixeira.

2. Espaços apertados

Outro erro que deve ser evitado para garantir o bem estar das pessoas idosas é a má distribuição dos móveis no ambiente. De acordo com Korman, apostar em móveis muito grandes para o espaço ou posicioná-los de maneira incorreta faz com que a circulação não seja confortável e aumenta o risco de acidentes domésticos. Até mesmo as mesas de centro podem assumir um papel negativo nestes casos, visto que também atrapalham a passagem.

3. Mobiliário inadequado

Além de pensar na disposição dos ambientes e nos revestimentos, é importante também evitar alguns tipos de móveis, como os pontiagudos, por exemplo. Segundo o arquiteto Bruno Moraes, é fundamental também apostar em sofás, poltronas, camas e cadeiras que facilitem o processo de sentar e levantar. Para isso, é necessário escolher peças que possibilitem o apoio dos dois pés no chão e, se possível, optar também por itens com braços e densidade mais firme.

Outro erro que deve ser evitado em relação ao mobiliário, são os armários e pias com alturas inadequadas aos moradores. A escolha de móveis muito altos para os proprietários da casa, por exemplo, pode causar dores e até complicações na coluna.

“O mais importante é levar em conta que o morador quer se sentir proativo, cozinhar e realizar atividades em prol dos seus familiares. É difícil padronizar sem prestar atenção na rotina”,
diz Moraes.

4. Banheiro apertado e mal iluminado

Os banheiros fazem parte da lista de espaços que devem receber atenção redobrada. Apesar de geralmente serem o menor espaço da casa, é importante fazer com que a área do banheiro seja ampla e possa garantir uma circulação fácil. De acordo com a empresa de louças e metais para banheiros, Celite, no caso dos banheiros estreitos, uma solução prática para economizar espaço pode ser investir em armários, portas de correr e cubas compactas, por exemplo.

O tamanho da área molhada também merece atenção. Segundo a empresa, é importante que o box tenha uma largura mínima de 80 cm, o que é ideal para duas pessoas. Já em relação a iluminação, o principal erro que deve ser evitado é o uso de luzes fracas e que não iluminam toda a extensão do banheiro. Neste caso, uma alternativa interessante é apostar em faixas de LED.

5. Tapetes mal posicionados

É muito provável que você já tenha tropeçado em um tapete mal posicionado ou visto isso acontecendo com alguém. Este é um grande erro que pode causar sérios acidentes domésticos. Entretanto, isso não significa que os tapetes devem ser evitados. É importante somente observar o tamanho e o posicionamento do modelo. Para evitar que as pontas enrolem, os tapetes devem sobressair cerca de 30 cm, no máximo, embaixo de sófas e estantes. Outra dica para evitar que as pontas fiquem levantadas é utilizar fita dupla face para fixar as extremidades no chão.

 


01/10/2020 – GIOVANNA OLIVEIRA | FOTOS GETTY IMAGES / DIVULGAÇÃO / Luis Gomes