Geriatra dá dicas para idosos curtirem o Carnaval

Já começou a contagem regressiva para o carnaval e, como bem se sabe, ele é para todos. No entanto, cada idade necessita de cuidados especiais para que a folia seja só alegria, sem colocar em risco a saúde. Para quem já passou dos 60 anos, basta adotar algumas medidas simples, porém importantes, para curtir os dias de festa esbanjando disposição.

O médico geriatra Gustavo Genelhu destacou que, para os vovôs e vovós que irão viajar, algumas medidas de segurança são fundamentais. “Cuidado com as aglomerações, pois os idosos são vítimas muito visadas devido às limitações normais da faixa etária. Evitem andar sozinhos e levem sempre consigo um documento de identificação, acompanhado do telefone de um familiar e o cartão do plano de saúde”, alertou Genelhu.

Outra recomendação é com relação às medicações. “Leve todos os remédios e tome-os devidamente, nos horários prescritos pelo médico. Leve também as receitas, pois caso haja necessidade de assistência médica, isso irá ajudar a equipe hospitalar durante o atendimento”, ressaltou o especialista.

O especialista alertou ainda que, como o Carnaval é no verão, é preciso atentar para os cuidados com alimentação e hidratação. “Optar por alimentos leves, como saladas, frutas e também beber muita água são essenciais para não comprometer a saúde, não só nos dias de folia, mas sempre”, afirmou. Dependendo do lugar de destino, é preciso prestar atenção à atualização do calendário vacinal. “Verifique com o seu médico se é possível ou não tomar as vacinas exigidas”, recomendou o geriatra.

Confira algumas dicas:

  • Protetor solar: O uso é fundamental. Importante reaplicar várias vezes, principalmente se for à praia ou sair para caminhar no sol. Vale usar complementos como bonés, chapéus e óculos escuros
  • Líquido: Beber bastante água durante o dia, mesmo se não estiver com sede. Se for sair para passear, leve uma garrafinha térmica com água para manter-se hidratado.
  • Alimentação: Dê preferência a alimentos leves e naturais, como frutas, verduras, legumes e prefira comidas com menos sal, gordura e açúcar.
  • Roupas: Vista-se com roupas leves e confortáveis. Se for à praia, use aquelas com proteção solar, se possível.
  • Calçados: Também devem ser confortáveis e seguros, para não correr risco de escorregar ou tropeçar. Dê preferência àqueles calçados de saltos baixos e emborrachados.
  • Praia: Se for passar o carnaval na praia, não pegue sol entre 10 da manhã e 4 da tarde. Se for passar o dia na praia, escolha uma sombra confortável para curtir o passeio com segurança.
  • Medicações: Se fizer uso de algum remédio, não esqueça de carregá-los numa bolsinha e tomar no horário prescrito pelo seu médico. Leve consigo a receita, pois se houver necessidade de atendimento médico, isso ajudará a equipe médica a auxiliá-lo melhor.
  • Identificação: Ao sair de casa, leve um documento de identificação, juntamente com endereço e telefone, caso se perca ou precise de algum tipo de auxílio.
  • Prevenção: Se não tiver o hábito de caminhar longas distâncias e ficar muito em pé, não exagere nos dias de folia. E procure sempre um banheiro próximo para não segurar a urina por muitas horas.
  • Viagens: Se for viajar para algum lugar específico que necessite de alguma vacina, verifique com seu médico a viabilidade de ser imunizado.

Danieleh Coutinho – ESHOJE

Compartilhe esta notícia!